segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Corte de gravata

      Não obrigatório, porém, muito tradicional, é o corte da gravata do noivo. O dinheiro arrecadado, segundo consta, é para ajudar na lua de mel (será que terei lua de mel????).
      Sinceramente, vejo como uma grande brincadeira, sei que tem pessoas que não gostam, que fogem, que fazem cara feia, porém, este não é o intuito. Claro que a arrecadação será bem vinda, mas ninguém é obrigado a dar. Claro também, que os "puxadores" da gravata ficam pedindo valores altos, mas sempre na brincadeira. E é óbvio que para cada garoupa, o pedacinho da gravata será maior e a festa feita também.
      A brincadeira do corte da gravata, normalmente, não é programada pelos noivos. Sempre tem alguns amigos, padrinhos e familiares animados, que agarram o noivo pela gravata e o arrastam pelo salão. O Cláudio já fica "roxo avermelhado" só de imaginar o cunhado junto com os primos fazendo isso com ele, imaginem só, tímido do jeito que é...rsrs...
       Há os que fazem o corte e colaboram com a caridade. No meu caso, sei não, casamento dá um p...belo de um gasto!!!! Elogio os que fazem isso, posso até pensar numa porcentagem solidária, por quê não?
     Como brinde, cada contribuinte recebe um pedacinho da gravata do noivo. Antigamente, usavam a gravata real, usada na cerimônia, hoje em dia não mais. Costuma-se cortar uma gravata já meio surrada, ou aquela baratinha das lojas de 1,99. Tem alguns que dão mini gravatinhas como brinde. Eu particularmente, gostei da idéia de cortar uma gravata estampada com notas de dólar, ou mesmo real, e ir cortando os pedacinhos, como manda a tradição: pedacinho para os que contribuíram pouquinho e pedacinho maior para as onças e garoupas. Aqui em Jundiaí, eu vi essas gravatas com notas de dólar na galeria Bocchino, não sei o valor, já as mini gravatinhas há vários sites de venda pela internet (vide google).
        Se houver o corte da gravata, que seja para brincar, nada de intimidações e imposições. A festa será o momento de comemorar com os amigos e familiares a alegria do casal (??!! kkk...noiva romântica...hehe).




2 comentários:

  1. Oi...Será que eles tem e-mail, site???...Mto lindo o seu casamento, adorei a simplicidade e a originalidade, as chitas ficaram lindíssimas! Quero o meu assim, lindo tb...Bjin...

    ResponderExcluir
  2. Olá Gina! :)
    É, estou um pouco adiantada demais, mas vou que vou! :)
    Boa sorte, estou seguindo aqui, segue o meu tbm?! :)

    ResponderExcluir